Destaque

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e Fatec Pompeia estabelecem parceria tecnológica com a multinacional Bayer

Iniciativa está focada em promover a integração entre conhecimento técnico-científico e aplicação prática no campo

Criado em 2023 com o objetivo de oferecer soluções personalizadas para cada talhão de milho, apoiando os produtores rurais a aumentar sua produtividade e rentabilidade, e a obter melhores resultados na safra, o programa VAlora Milho da Bayer ganha uma nova fase ao longo deste primeiro semestre de 2026, com o desenvolvimento de uma central de relacionamento e suporte técnico remoto focada em promover a integração entre conhecimento acadêmico e aplicação prática no campo. 

Intitulada Hub Bayer VAlora Milho, a central está sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre a multinacional, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia — ecossistema voltado à educação tecnológica, à inovação e ao empreendedorismo — e instituições que a integram, especificamente o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista (CITAP), o Centro de Inovação no Agronegócio (CIAg) e a Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” (Fatec Pompeia).

 O trabalho conjunto entre as instituições prevê a criação de hub de suporte ativo, com conteúdo técnico curado e atualizado, além de uma árvore de recomendação detalhada. Segundo Denis Sakuma, coordenador do CITAP, o projeto conta com a expertise dos professores da Fatec Pompeia e consiste em uma oportunidade dos alunos serem capacitados nas tecnologias da Bayer e estarem em contato com valiosas oportunidades profissionais de atuação com a multinacional. 

“A parceria com a Bayer representa um marco muito importante para o ecossistema da Fundação. Iremos, por meio dos alunos e professores da Fatec, apoiá-los na criação de um laboratório de inovação no CITAP, chamado Hub Bayer VAlora Milho, que dará suporte tecnológico ao ecossistema Bayer. Ao mesmo tempo, com a parceria com o CIAg, está sendo criada uma plataforma de Inteligência Artificial que apoiará a tomada de decisão e a resolução de problemas a partir dos insights e orientações dos alunos e professores da Fatec”, pontua.

O desenvolvimento do hub, de forma integrada ao programa VAlora Milho, visa promover uma redução de gargalos técnicos no campo; alcançar maior agilidade na resolução de problemas; padronizar o suporte e melhoria da experiência dos usuários e oferecer uma base sólida para evolução da estratégia de agricultura digital. Conforme ressalta Denis Sakuma, o projeto contará com um laboratório de inovação no Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista (CITAP), que oferece infraestrutura laboratorial avançada e serviços tecnológicos como o Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas mantido pela Fatec Pompeia, que atua no desenvolvimento de pesquisa e consultoria na área do agronegócio sustentável e o FoodTech Lab, laboratório de pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias de produção para o setor de alimentos.

A Profa. Dra. Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin comemora a iniciativa e explica a importância desse projeto. “O Programa VAlora Milho da Bayer consiste na combinação de novas aplicações de dados, avanços na pesquisa genética e desenvolvimento de híbridos de melhor performance para transformar o mercado de sementes de milho no Brasil e, neste contexto, nossos professores e alunos vão atuar contribuindo com toda a expertise que é desenvolvida no curso de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompeia”.

A iniciativa se insere em um contexto estratégico para o agronegócio brasileiro. O país é o terceiro maior produtor mundial e vice-líder nas exportações globais de milho, e a produtividade da cultura ainda apresenta potencial de crescimento entre 30% e 40%, segundo a consultoria McKinsey, cenário que reforça a importância de soluções que aproximem ciência, tecnologia e tomada de decisão no campo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Sair da versão mobile